É natural das artes provocarem sentimentos ou resgatarem memórias através de seus estilos artísticos; mas ao se distanciar da compreensão tradicional da escultura para falar com alma, a arte abstrata alcança uma conexão genuína com o nosso interior. Conceito facilmente compreendido através das palavras do escultor modernista Constantin Brancusi quando diz que o real não é o exterior, mas a essência; sendo, portanto, impossível expressar algo essencialmente real apenas imitando sua superfície.
A naturalidade das formas quase tencionando movimento da escultura abstrata junto a liberdade de proporções e a experimentação intuitiva de técnicas e materiais a tornam uma arte decorativa expressiva no ambiente, livre da estética realista e com ideais de perfeição das tradicionais artes figurativas.
A arte abstrata se distancia da compreensão da escultura e se conecta com a essência.
O período de modernização do século XIX foi o grande propulsor de novos movimentos artísticos no século XX como Futurismo Italiano, Dadaísmo, Surrealismo e Expressionismo Abstrato que impulsionaram escultores de vanguarda a introduzir estéticas originais e abstratas nas esculturas, sem fidelidade à representação realista, expressando nas formas o que é imaterial e apenas sentido.
No estilo abstrato a arte deixou de confiar na semelhança de tudo o que existe e passou a ser livre, tornou-se uma ferramenta de expressão que conecta a essência das coisas - seja espiritual, filosófica, ritualística ou histórica. Esta liberdade é estendida à compreensão do espectador que interpreta e se sensibiliza com a obra conforme sua história e bagagem cultural.
A escultura abstrata exalta a liberdade e o conceito o qual a obra de arte é elaborada.
Artistas como Jean Arp, Henry Moore, Constantin Brancusi e Barbara Hepworth deram novas dimensões à escultura ao desafiarem o conceito tradicional de obra de arte defendendo o valor e a função acima dos princípios geométricos que utiliza, ou seja, o emprego do conceito como aspecto principal refletindo de forma substancial na criação, que se torna mais espontânea e intuitiva.
Enquanto alguns exploraram a criatividade se valendo de técnicas ou materiais outros buscaram suas próprias maneiras não-representacionais de transmitir emoções ou materializar seus processos criativos e de pensamento. Ao minimizar a racionalidade criaram narrativas originais, sobretudo na escultura direta, explorando formas simples e abraçando possibilidades.
A racionalidade é minimizada junto a exploração de formas para criar conceitos originais.
Arte biomórfica, enraizada na natureza, é a linha de escultura mais utilizada por artesãos da Ilha de Bali que entalham sentimentos e peculiaridades do cotidiano e das crenças balinesas com muita destreza. As obras demonstram a criatividade e a sensibilidade artística capaz de transmitir a essência de uma cultura para acessar a alma de quem as utilizam na decoração.
Ao desfrutarem a tradicional madeira suar (rain tree) como matéria-prima para as esculturas abstratas, os artesãos balineses alcançam um nível elevado de resistência somado a favorecedora estética rústica natural da madeira que proporciona interesse visual e promove acolhimento no ambiente.
Esculturas baseadas no biomorfismo revelam a alma da peça e a sensibilidade dos artesãos.
Em suma, toda escultura, abstrata ou figurativa, sugere emoções; e seu olhar é que vai direcionar o significado delas na decoração de interiores. Ao acessar nossa loja virtual, encontrará uma seleção variada de materiais e estilos de esculturas. Esteja atento ao que elas despertam em você!
Namastê!
Milene Sousa - Arte & Sintonia